quarta-feira, 2 de setembro de 2015

APOSTILA PARA MINISTÉRIO INFANTIL





Apostila para Ministério Infantil

COMO PLANEJAR UMA AULA

Planejamento é a sequência de tudo o que vai ser desenvolvido em uma aula . (...) É a sistematização de todas as atividades que se desenvolvem no período de tempo em que o professor e o aluno interagem, numa dinâmica de ensino-aprendizagem.

O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.
O planejamento deve estar presente em todas as atividades . Improvisos às vezes acontecem, mas não podem virar regra !  Ensinar bem é... saber planejar.        

Planejar requer:
pesquisar sempre; ser criativo na elaboração da aula; estabelecer prioridades e limites; estar aberto para acolher o aluno e sua realidade; ser flexível para replanejar sempre que necessário.

Com base nisso, defina:
o que vai ensinar; como vai ensinar; quando vai ensinar; o que, como e quando avaliar.

VERSÍCULOS BÍBLICOS

É extremamente importante que as crianças não apenas decorem o versículo, mas que principalmente elas entendam e procurem aplicar em suas vidas.
Vejamos algumas dicas de como trabalhar com memorização de versículos Bíblicos:
1)                 A tia deve estar com o versículo memorizado ( fica feio, a criança vê que a tia não sabe e isto leva a criança a não dar muita importância ao que está sendo apresentado)
2)                 Escreva  no quadro o versículo , caso ele seja cumprido pegue apenas a parte principal do versículo ( de acordo com a idade), assim ficará mais fácil para criança entender e memorizar; escreva primeiro o endereço do versículo depois o texto e novamente o endereço, assim ficara mais fácil para memorização.
3)                 Procure usar um visual que esteja de acordo com o que está no versículo . Exemplo verso fala sobre luz ,confeccione ou imprima uma figura de lâmpada e cole o versículo nele, a criança associa muito as coisas e vendo uma figura que tenha algo a ver com o que está escrito ficará mais fácil.
4)                 Leia o versículo primeiro na bíblia
5)                 Leia no visual
6)                 Depois explique as palavras difíceis
7)                 Explique quem  pronunciou aquelas palavras , a razão pela qual foi pronunciada aquele versículo, e trazer para a nossa realidade; tudo isto em breves palavras, mas usando sempre uma linguajem clara e objetiva.
8)                 A repetição de 7 a 8 x, por isso procure usar  sempre dinâmicas.

OBS:  Passei uma lista de dinâmicas para vocês mês passado( agosto)

LIÇÃO BÍBLICA

Passos no preparo da lição bíblia
1)                 Leitura, Oração e Meditação
Ore por você e pelos seus alunos. Peça sabedoria especial a Deus para comunicar sua Palavra.
2)                 Leia cuidadosamente o texto Bíblico para que você possa ensinar com fidelidade o que diz na Bíblia.
Enquanto lê , faça perguntas ao texto como:
Quem está envolvido nesta história ?
Como era aquela pessoa?
O que esta lição ensina sobre Deus? Este Ensino é importante, pois quanto mais as crianças aprendem sobre Deus, mais desejarão viver para ele.
 3)                 Medite, O que Deus quer me ensinar nesta lição? deixe Deus falar com você primeiro; Ao ministrar esta lição, que o versículo posso ler para as crianças diretamente na Bíblia?
Como esta lição dará continuidade ao que já ensinei antecipadamente?
4)                 Planeje o ensino de acordo com as necessidades de suas crianças. É melhor ensinar claramente uma só verdade, do que tentar vinte pontos que a criança não lembrará.
5)                 Depois de estudar a lição e ter em mente os fatos e as lições Espirituais, faça um esboço.

 ESBOÇO:

É um resumo dos acontecimentos da história na ordem dos fatos; é um plano de aula , que poderá ser escrito num pedaço de papel pequeno, para ser posto dentro da Bíblia e isso ajudará você a seguir uma ordem lógica, dando segurança ao ministrar sua lição, mostra direção. Se , eventualmente, o professor se perder, poderá consultar o esboço e seguir adiante.

O esboço pode ser dividido em 4 partes:

1)Começo ( Introdução á lição)
- Deve  usar um método envolvente como Ilustrações; Objetos ; Perguntas ; Suspense
2)Andamento ( Narrativa passo a passo da história com as aplicações)
- Use a ordem lógica dos acontecimentos; Intercale com o plano da salvação ( Deus criou tudo perfeito – pecado – sacrifício de Jesus- limpos do pecado- vida com Deus)
3) Clímax ( ponto mais interessante da história)
OBS: após este ponto, haverá um declínio de atenção.
4) Conclusão ( desfecho da história)
Deve ser breve , é a melhor  hora de fazer o convite para criança aceitar Jesus.


PREPARE OS VISUAIS COM ANTECEDÊNCIA

Para maior compreensão da Lição, adquira, confeccione visuais. Eles facilitarão o entendimento da Lição para crianças. Flanelógrafo; Cartazes ; Fantoches ; Objetos ; Faça seus próprios visuais.

treine a voz / treine a lição :Observe como a emoção e a forma como dizemos as palavras mudaram significado do que queremos dizer.
submeta tudo a Deus :Á medida que prepara sua aula, ore. Peça a Deus para o Espirito Santo converta alguém ( Atos 26:18); que as crianças estejam prontos para ouvir 9 Tiago 1:19) e para que elas transbordem no conhecimento   ( colossenses 1:9)

Como você pode observar, é impossível preparar uma lição Bíblica para as crianças na noite anterior á aula. ( Jeremias 48:10)

PERIODO DE ORAÇÃO ( Mt 6:6)

Mantenha disciplina nesse horário. Mostre seriedade e destaque o fato de Deus está presente. As crianças reagirão ao clima emocional e espiritual do ambiente.

CÂNTICOS (Salmos 92:1)
Através dos cânticos as crianças aprendem a adorar , a louvar a Deus; Verdades bíblicas; cria-se ambiente alegre e de participação.
Escreva a letra no quadro; Imprima  a letra em uma folha cole num visual
  
APÊLO

Após apresentar Jesus ás crianças, convide-as apropriar dele como salvador.
 1)                 Deve ser claro- ela deve entender exatamente o que se quer que ela faça e o porquê
2)                 Deve ser curto – não prolongue o tempo do convite . O Espirito Santo é fiel e sabe o que fazer, seja dependente dele.
3)                 Deve ser pessoal – não force a decisão. Enfatize que a decisão é dela
4)                 Pode ser feito de varias formas. Você pode pedir ás crianças que:
Levantem uma das mãos; venham a frente; coloquem a mão no coração
5)                 Deixe claro que convidar Jesus para entrar em seu coração  não!! é abrir o peito com uma faca para Jesus entrar... ok!??
6)                 Faça uma oração com elas dizendo o seguinte:
“ Eu reconheço que sou pecador; Eu creio que Jesus morreu por mim; Recebo Jesus em meu coração”




" com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação."
colossenses 4:13



Nenhum comentário:

Postar um comentário